Jikji é o mais antigo texto impresso à tipografia metálica no mundo.

Sr. Administrador do site wb ______ Como está o senho?

Primeiro gostaria de manifestar o meu respeito ao Sr. que administra este web site tão excelente e valioso.

VANK é uma Delegação Diplomática Cibernética que realiza atividades para realzar as imagens da Coréia. A nossa organização tem diversas atividades para fazer, conhecer a Coréia para todos os estrangeiros que não conhecem o nosso país e para inculcar a imagem estatal "Coréia amigável, amigo universal", no coração de todas as pessoas do mundo através do intercâmbio internacional, seja no âmbito on-line tanto como no off-line.

Como membro da Delegação Cibernética VANK estou interessado na tipografia metálica considerada como a maior invenção da Humanidade que permitiu a transmição massivo de informações específicas. Graças a esta tipografia metálica foi possível que se difundam os pensamentos da Reforma e do Renascimento na Europa nos séculos XV e XVI e posteriormente foi possível a interrelação do conhecimento ao nível mundial através da Internet em este século XXI.

Através do meu interesse estive procurando os conteúdos relacionados às principais impressões nos livros, web site e enciclopédias. Por tanto, gostaria de lhe informar, a qual percebi que no seu web site que é mundial, tem dados que não estão claramente explicados e tem alguns erros nas explicações históricas. O Sr. na sua explicação da História Mundial na sua impressão cita sobre a tipografia metálica de Gutenberg de Alemanha e na impressão de madeira da China e Japão mas não menciona nada arrespeito Jikji coreano q qual foi reconhecida como a primeira tipografia metálica do mundo.

"Jikjisimcheyojeol" o seu nome abreviado "Jikji" é um livro que contém as doutrinas do Budismo e é o livro mais antigo entre as impressões existentes pela tipografía metálica. Este livro foi impresso no ano 1377, 78 anos antes que a "Bíblia em 42 líneas" conhecido como o primeiro livro de impressão metálica, em 1455 produzido por Gutenberg da Alemanha, se encontra conservada na Biblioteca Nacional da França. Para mais dados o "Jikji" já foi aprovado em setembro de 2001 pela UNESCO como o material impresso por tipografia metálica mais antiga do mundo e oficializado como a Memória do Mundo.

Visitando os seguintes web site relacionados com o web site da UNESCO e com o Jikji poderá obter as informações que fundamentam o meu dizer.

※ Website of UNESCO related to "Jikji"
http://portal.unesco.org/
http://www.jikjiworld.net/content/english/jikji/main.jsp

Seu web site é como uma janela que tranmite todas as verdadeiros dados sobre a História para todos os navegadores da Interner, para todos aqueles interessados na história mundial sobre a impressão encontra-se na posição importante. Agradecerei muito a todos aqueles que transmitam a correta e verdadeira história sobre Jikji ao mundo inteiro.

O desejo de VANK através deste esforço é querer relembrar hoje o espíritu inventivo que produziu pela primeira vez no mundo a tipografia metálica, durante o século XIV e que influiu na Humanidade. Desta maneira querenos que todo o mundo conheça a Coréia como o país forte na comunicação e informática do ségulo XXI, que trabalha para o mundo e deixa esta imagem positiva do país.