Quais são as heranças culturais coreana mais conhecidas no mundo?

Criança estrangeira : Ultimamente muitos amigos meus querem saber mais sobre a Coréiam, mas não sei o que explicar. O que eu poderia lhes dizer?
Criança coreana : É verdade? Então vou te explicar sobre as heranças culturais para que as pessoas em comum do mundo inteiro possa conhecer a Coréia. Assim você pode explicar aos sues amigos.

title_image
dolmen Os dólmenes são as testimunhas da pré-história megalítica e foram descobertos no mundo inteiro. Os mais famosos são o Stone Henge da Inglaterra e as esculturas Moai da Ilha de Pascua de Chile. A diferença dos dólmenes coreanos comparando com as das outras regiões, é que se encontram em um espaço pequeno com milhares de peças. Estas heranças culturais são utilizados como valiosos documentos para conhecer a sociedade e a cultura da época pré-hitórica da Coréia. Especialmente os sítios arqueólogos de dólmenes da região Hwasun, Gochang e Gangwhdo foram reconhecidos pelo seu valor de conservação e foram registrados no ano 2000 no Registro Legado Mundial da UNESCO.

Jikji
jikji image "Jikjisimcheyojeol", o seu nome abreviado "Jikji"é um livro que contém as doutrinas do Budismo, e é o livro mais antigo entre as impressões existents pela tipografia metálica. Este livro foi impresso em Julho de 1377, na época de Heungduksa de Cheonju, pelo monje budista Baekun Hwasang, 78 anos antes do que a "Bíblia de 42 líneas", conhecida como o primeiro livro impresso a metálica feito por Gutenberg no ano 1455. Uns dos seus volume encontra-se conservado na Biblioteca Nacional da França e foi aprovado em setembro do 2001 pela UNESCO, como o material impresso pela tipografia metálica mais antiga do mundo e oficializado como a Memória do Mundo.

Kimchi
Assim como os alemães tem costume de comer a lingüisa, e os indoneses o curry e os italianos a pizza, os coreanos costumam comer o kimchi. Esta comida se encontra em todas as mesas dos coreanos, é um alimento feito com vegetais, condimentado com sal, alho, cebolinham jengibre, pimentinha e é fermentado. Pode-se comer ele originalmente mas também se pode fazer vários pratos variados com o kimchi. O kimchi foi aprovado em 5 de Julho de 2001 pela Norma de Alimento Internacional pela Codex Alimentarius Commission que é o organismo internacional que outorga a norma internacional. Recentemente foi eleito como uns dos 5 alimentos sãos do mundo na edição na Internet em Maio no Health Magazine que é uma revista especializada na saúde dos Estados Unidos. Apresentou como um alimento com abundantes vitaminas, como a vitamina A, B, C, etc., e Láctea que ajuda a digestão e a saúde.

Insam
Entre os ginseng que se comercialisa no Mercado mundial atualmente, a qual se produz na Coréia é o Goryo Ginseng, o nome foi dado pelo uns dos reinos antigos da Coréia. Este tipo de ginseng cresce muito na Coréia, tem um excelente arona e sabor, a qual, foi utilizado desde as antiguidades pelos coreanos como uma medicina para conservas a saúde. Certamente, numa experiência realizada pela Associação Média Canadense foi comprovado a sua eficaz para o resfriado, um grupo consumiu o extrato de ginseng e mostrou a alta velocidade de melhora do seu estado gripal. Os países da Europa registra na sua farmacopéia reconhecendo unicamente ao Goryo Ginseng como energético durante que a FDA dos Estados Unidos a classifica o ginseng coreano como GRAS(Generally Recognized As Safty)[Alimento reconhecido generalmente como são]

Ondol
Só existe na Coréia o sistema de calificação Ondol e é um sistema que foi utilizado desde a éepoca antiga de Goguryo. A diferença do sistena de calificação ocidental que aquece o ar, o ondol é um sistena que mantem o chão do quarto quente. A forma inventada pelos coreanos dessa época, nas antiguidades, é a forma de colocar uma lámina ampla de pedra debaixo do chão do quarto, dessa forma a pedra é aquecida através da fumaça que passa debaixo da lámina e ela é eliminada pelo outro lado. Atualmente nos apartamentos e casa modernas utiliza-se um sistema que provêem do antigüo, mas envez de usar a lenha para se produzir a fumaça reimplantaram água quente e uma caldeira de gás elétrica que faz o circulamento através dos canos que estão instalados no chão dos quartos.

Hanbok
Como o Kilt de Escócia, o poncho de Peru e o sari da Índia, o hanbok é a vestimenta tradicional e representativa da Coréia. Tem a origem dos antigos reinados da Coréia, foi confirmado seu formato e tipologia ao passar das épocas Média e Moderna, existeem diversos tipos de hanbok segundo as estações do ano, o sexo e a sua forma. Os coreanos atuais utilizam este vestimento tradicional nos dias especiais, tais como, o casamento, dias festivos, etc., também existe o hanbok remoderado ao estilo moderno para se usar em forma cotidiana. Os estilistas coreanos presentam seus desenhos basados no hanbok em diversos desfiles internacionais, tais como o Pret a Porte de França.

tuttleship
Geobukseon é um buque de Guerra construído pelo científico dentro das ordens do General Yi Sun Sin da época de Joseon, o prócer mais respeitado pelos coreanos. A parte superior deste buquê está coberta de madeira em forma semicircular e na sua superfície colocou-se pontas afiosas para evitar a invasão dos inimigos ao barco e a sua forma lhe parece com uma tartaruga, daí que venho o seu nome geobuk que significa justamente este animal. Durante a guerra, este general registrou uma surpreendente difra de 23 vitórias. Muitas vezes compara-se ao General Yi Sun Sin com o Geneeral Nelson, herói britânico que fez o triunfo na batalha de Trafalgar contra a Armada Espanhola, e certamente os dois generais lutaram pelo destino da sua pátria, eles triunfaram nas batalhas marítimas e evitaram as invações extrangeiras.

hangeul
O Rei Sejong da época de Joseon do século XV criou o Hangeul, qual é a escrita típica da Coréia. Esta escrita única do mundo se conformou no ano 1466, por 14 consoantes e 10 vogais e foi difundido ao povo pelo nome Hunminjeongeum que literalmente significa “o Som correto que ensina o povo”. Junto à criação do hangeul, o Rei Sejong publicou também um livro que registra o inicio da criação e o uso correto do hangeul. Este livro é considerado como uma das Memórias do Mundo pela UNESCO, e este organismo outorga o Prêmio Sejong estabelecido no ano 1989 para todos aqueles que se esforçam para acabar com o analfabetismo no mundo.