Como está dividido a Coréia regionalmente?

Criança estrangeira : O meu amigo coreano me disse que ele mora em Jeonju-si, Jeollabuk-do, mas não consigo localizar no mapa da Coréia. Me pode ensinar uma forma fácil de procurar? Ah, e o que significa "do"?
Criança coreana : Primeiro vou te explicar sobre o "do". Esta palavra utilize-se para nomear uma região administrative da Coréia. É como o "states"dos Estados Unidos, "country"da Inglaterra e "province"de Canadá. Entre a Coréia do Sul e a Coréia do Norte existem 9 "do"cada um. Jeollabuk-do Significa que é o norte da região de Jeolla e Jeonju-si significa "cidade de Jeonju".

Geograficamente encontra-se no centro do nosso país e é a nossa capital ha mais de 600 anos desde a Dinastia de Joseon ( 1392~1910) até hoje. Hoje em dia é o centro politico, econômico, cultural e comunicacional, onde habitan mais de 10 milhões de população e ao mesmo tempo é uma cidade tradicional com numerosos monumentos e legados históricos como o Palácio Gyeongbukgung, Changdukgung, Deoksugung, etc. A região de Gyeonggi-do, que rodeia a cidade de Seul, está desenvolvendo-se rápidamenete junto e também tem tesouros culturais de nível mundial tal como o Muro Hwaseong de Suwon.
É uma região com 80% do território ocupado pelas montanhas e se encontra a montanha Seolak, uma das montanhas mais representativas da República da Coréia. No passado, estas condições naturais da região montanhosa foram causas pelas quais esta região não conseguia acompanhar o rápido crescimento de Seul e da região de Gyeonggi-do, mas atualmente a paisagem das montanhas e do mar em GangWon-do, é uma das caraterísticas que dá o favor como o centro recreativo e turístico. Hoje em dia, Gangwon-do atrai muitas pessoas de Seul que querem fugir do dia a dia, e aos tuuristas do Sudeste Asiático que desejam disfrutar o esqui e a paisagem nevada.
Esta provincial foi a região onde floreceu a cultura do Reino de Baekje(18 A.C. ~660 D. C.) que deu o brilho com o centro de Gongju e Buyeo. O Túmulo da Família Real de Maryeong em Gongju e Baekjegeumdaeyangro, o portal de ouro mais maravilhoso na Ásia Norte Oriental, são os legados mais representativos de Baekje. Ainda mais no Monumento Comemorativo da Independência no Cheonam, se pode apreciar a História dos movimentos independistas que ocorreu durante a época do domínio japonês(1910~1945) Hoje em dia, esta região está se esforçando para ser o centro da distribuição de mercadorias da Costa Ocidental através da construção de carreteiras costeira Ocidental e o aumento de intercâmbio comercial com a China.
Em Gyeonsang-do está Escondido a brilhante história milenária do Reino de Silla(57 A.C.~935 D.C. ), e do misterioso Reino de Gaya ( S.I A.C. ~562 D.C.). Especialmente, a cidade de Gyeongju foi a capital de Silla, por isso ela tem muitos monumentos e legados culturais como o templo Bulguksa, a caverna de Seokgulam, etc., tanto que a cidade parece um museu, e na província de Gyeongsangna-do encontra-se as heranças do Reino de Gaya que fez florecer a cultura de artefactos de Hisrro. Na atualidade automotriz e petroquímica no centro das cidades Pohang, Ulsan, Busan, Changwon, Masan durante que nas cidades de Daegu e Gumi se desenvolveu as indústrias de têxtil e eletrônicas.
Os dólmenes são túmulos representativos da época pré-histórica da Idade de Bronze e se encontra espalhados no mundo inteiro, e muitos se encontram no nosso país. Especialmente nas zonas de Gochang e Hwasun en Jeolla-do , existem muitos dólmenes emu ma area reduzida, e eles foram designados como Patrimonio Cultural da Humanidade. Esta região é famoso por suas deliciosas comidas, tais como o bibimbap(arroz misturado com verduras), e o Pansori, que é a música tradicional coreana. Mesmo com as mudanças da modernização e industrialização, nesta região de Jeolla-do irá continuadamente crescer conservando muito bem da sua cultura tradicional coreana.
A província de Jeju está formada pela ilha de Jeju e as ilhas ao redor. Especialmente, a ilha de Jeju tem o seu particular dialeto e o seu estilo de vida por estar separado com o continente. Ela é famosa pela sua paisagem formada pelos mares que rodeiam a ilha e pelas montanhas Halla. O Jeju-do do século XXI está crescendo como uma cidade livre internacional, cujo, a República da Coréia ( 1945~Presente) está ficando o Centro Asiático do Norte Oriental, onde o intercâmbio dos produtos e das pessoas estão realizando-se livremente. Apartir disto, muitas pessoas poderão disfrutar a beleza da ilha de Jeju.
Pyeongyang é uma cidade com uma antiga história, é uma região que guarda as heranças da época de Gojoseon(2333~108 A.C.), que é o primeiro Reino do nosso país e especialmente tem muitas heranças do Reino de Goguryeo ( 37 A.C.~688 D.C.), a qual foi o governo mais poderoso de toda a Ásia Norte Oriental. Entre as heranças mais representativas é o Castelo de Pyeongyang que é o Tesouro N.1 da Coréia do Norte, o Muro de Anhakgugn que é o Tesouro N.2 e diversos muros daquela época de Goguryeo. Atualmente Pyeongyang é a capital da Coréiia do Norte e é o centro político, eco^nomico e comunicativo desse país, em quanto que a Província de Pyeongan é uma região com o maior desenvolvimento industrial.
Esta provincial foi a região onde produziu o primeiro desenvolvimento econômico e cultural no nosso país. Especialmente a cidade de Gaeseong que foi a capital do reino de Goryeo (918~1392) durante mais de 500 anos desenvolveu a artesania incluindo a porcelã e o comercio exterior relacionado com ela durante a época da Dinastia Joseon desenvolveu-se tanto na artesanía como no comércio. Atualmente é a região onde se realiza mais ativamente a atividade de coopera~cao econômica entre a Coréia do sul ea Coréia do Norte, tal como a administração conjunta do Complexo Industrial de Gaeseong, etc.
Esta Província de Gangwon foi dividida quando foi feita a divisão territorial depois da guerra. A província de Gangwon da Coréia do Norte é iqual a da Coréia do Sul, tem muitas áreas montanhosas, as costas sobre o Mar do Oeste, abundantes recursos naturais e é uma área desenvolvida com indústrias marítimas. Especialmente nesta província encontra-se a famosa montanha Geungangsan(1,638m), e apartir de novembro de 1998 é o primeiro lugar turístico aberto para os coreanos do Sul depois de 50 anos de divisão territorial entre as duas Coréias.
A Província de Yanggang é a região com os recursos florestais da Coréia do Norte e alí se pod ever a montanha Baekdu que é a mais famosa da peninsula coreana. No topo desta montanha exite o maravilhoso lago Cheonji que se formou através da erupção vulcânica, e nela vivem numerosos espécies de animais e vegetais. Ainda mais, a região de Pungsan ( atual Ginhyeongwon-gun) é a origem do cachorro Pungsan que é uma das raça tradicional coreana.
A Província de Jangang é a segunda região montanhosa do continente que segue a provincial de Yanggang-do. É chamado como a reserve de recursos minerais do nosso país, já que se encontra abundantes minerais, tais como o zinco, ouro, cobre tungsténio e outros. Também existe outros recursos naturais como a floresta e aqüífera. Ainda mais nas regiões de Unpyeong-ri, Sinmgwi-ri, Songam-ri está sendo descoberto os restos dos túmulos reais da época de Goguryeo.
A Província de Hamgyeong produz a maior quantidade de minérios da peninsula coreana, limita com a China e Rússia, e está se desenvolvendo as indústrias e os portos no centro de Cheongjin e se realize um ativo movimento de intercâmbio commercial com o Japão e a Rússia. Ainda mais é a região onde se pode ver muitas heranças da época de Balhae(698~923), tais como o sítio arqueológico, muros de Cheonghaeto e seus túmulos.