Me poderia falar sobre 5 mil anos da História da Coréia?

Criança estrangeira : Eu acho que sabendo a história do país ajuda para o conhecimento do país. Você me poderia falar sobre a História da Coréia?
Criança coreana : Coréia é um país com uma história de 5 mil anos. O primeiro Reino, Gojoseon, foi fundado no ano 2333 A.C. . Logo existiram os Três Reinos, Goguryeo, Baekjae e Silla, e também a Confederação de Gaya. Na Coréia tem numerosos vestígiios arqueológicos dessa época. De todosos reinos antigos o que mais gosto é do Reino de Goguryeo. Ainda se pode ver os muros daquela época, e estão muito bem conservado que até parece que foi construído a uns 100 anos atrás. E o Grande Rei Gwannggaeto é a pessoa que eu mais respeito, porque estendeu o território de Goguryeo e foi o melhor gorvernamento dessa época desse Reino

Gojoseon foi o primeiro reino estabelecido na Coréia. O seu primeiro patriarca foi o Rei Dangun que estabeleceu o reino no ano 2333 A.C., e o reino começou no Liaoning e foi se extendendo pouco a pouco ao centro da Ásia Oriental.
Este Reino encontrava-se no Sudeste da peninsula coreana. Este reino no começo era o reino mais frágil, mas logo conseguiu fazer a unificação dos Três Reinos (ano 676). Logo a unificação de Silla, manteve estável o país e com o movimento ativo com os outros países, especialmente o general Jangbogo instalou o Cheonghaejin na ilha Wando e derrotou os piratas e liderou o comercio internacional marítimo da Ásia Oriental.
Goguryeo ocupou o amplo território atual Manju, a qual foi o reino mais poderoso e agressivo entre os Três Reinos existentes nesse momento, além de ser o Reino mais forte da Ásia Oriental no século V. Especialmente o Grande Rei Gwanggaeto (ano 375~413) logrou a conquista do território mais amplo da história coreana.
Baekje encontrava-se no sudeste da peninsula coreana, foi um dos reinos mais progressistas da história coreana. Manteve uma relação bastante aproximada com os países visinhos, especialmente com o Japão, a qual enviou muitos técnicos, artesões, costureiros, fabricantes de tijolos e sábios, influindo em diversas áreas da culltura japonesa.
Gaya se estabeleceu como uma Confederação de pequenos reinos em delta do Rio Nakdong no centro da costa sul da Coréia. Pela sua estratégica localização foi o centro do comercio exterior que une a China, Coréia e Japão. Especialmente os produtos de ferro de Gaya teve muita fama mundialmente até ser previstos na China e Japão.
Depois da ruina do Goguryeo, o Daejoyong formou o exército com os habitants de Malgal e Goguryeo, até que ele chegou na Jinlin da Manju e estabeleceu o Balhae. E o Balhae declarou que iria suceder o Goguryeo, depois disso ele recuperou quase todo o território de Goguryeo. O dominador do poder de Balhae eram os habitantes de Goguryeo.
O Rei Wanggeon unificou a peninsula pela segunda vez e criou o Goryeo dando o nome do antigo Reino Goguryeo. Nesta época foi elaborado o Jikji que é o livro mais antigo impresso da tipolografia metálica e a porcelana de Goryeo que é o melhor legado cultural da Dinastia de Goryeo.
O nome Joseon é igual que o primeiro reino estabelelcido na Coréia. Esta Dinastia adotou o confucionismo como doutrina do Estado e este influiu muito durante toda a dinastia. O Grande Rei Sejong(1394~1450) um dos sreis mais respeitados pelos coreanos, inventou a escrita coreana Hangeul, em 1446, e também o pluviômetro, o relógio d’agua e o relógio de sol, e etc.
No final do século XIX, a Coréia foi ocupada à forças pelo Japão com intensão de imperializá-la. Para a extensão da dominação saqueou os seus bens, censurou a cultura coreana até o ponto que proibiu o uso da escrita coreana hangeul. Os coreanos fizeram movimentos para obter as sua independencia dentro e fora do país até que finalmente no final da 2 Guerra Mundial o Japão se rendeu.
Logo depois do doloroso período da Dominação japonês, a Coréia sofreu a Guerra da Coréia(1950~1953), e o resultado da Península da Coréia foi a divisão do norte e sul, além disso, sofreu grandes mudanças sociais, econômicas e políticas. Mas com o êxito realizado nos Jogos Olímpicos em 1988 em Seul e a Copa do Mundo em 2002 da Coréia-Japão foi reconhecido como um país importante na sociedade internacional e conseguiu o seu crescimento.
Atualmente, a Coréia é um dos países com as melhores instalações de Network, que registra o mais rápido crescimento econômico e está se desenvolvendo como um país forte na comunicação e informática de Internet. A Coréia se esforça no mundo real para ser o centro da Ásia, a porta de entrada ao nordeste da Ásia é um país que compartilha o sonho e a amizade com todo o mundo.